A Iniciativa

A Iniciativa Repowermap.org

A iniciativa repowermap.org surgiu na Suíça, em 2008. A inspiração do repowermap.org surgiu da necessidade de estimular localmente (e individualmente) o consumo de tecnologias de energias renováveis e eficiência energética, pois foi constatado que a falta de exemplos aplicados e informações não estimulava a sociedade a este consumo.Em 2010, a Associação repowermap.eu foi criada em Liechtenstein, com o objetivo de fazer avançar a iniciativa em outros países europeus. Em 2012, a proposta repowermap.org foi aprovada pelo programa Intelligent Energy Europe (IEE) da Comissão Europeia (Projeto IEE: REPOWERMAP), concentrando-se inicialmente em dez países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Itália, Finlândia, França, Alemanha, Liechtenstein, Polônia e Eslováquia.

Embora, a iniciativa repowermap.org tenha iniciado seu projeto em países europeus, vem sendo ampliada gradativamente em nível global.

Objetivos e Benefícios

A iniciativa repowermap.org cria sinergias entre associações, instituições públicas e privadas, universidades, institutos de pesquisa, entre outros atores das cadeias produtivas em energias renováveis e eficiência energética, aumentando a conscientização e facilitando o intercâmbio de informações e tecnologias, nacional e internacionalmente para o desenvolvimento sustentável do território.

Para a realização desta iniciativa, uma ferramenta de mapeamento foi desenvolvida com uma abordagem interativa, permitindo comparações e transferência de conhecimento, facilitando a compreensão e a disseminação de tecnologias inovadoras e sustentáveis.

Em termos qualitativos, o objetivo é aumentar a conscientização da sociedade consumidora e facilitar o intercâmbio de informações sobre energias renováveis e eficiência energética entre os atores dessas cadeias produtivas, cooperando inclusive com a melhoria das condições climáticas globais.

Repowermap.org traz benefícios e facilidades tanto para gestores públicos, quanto para empresários e a própria sociedade. A plataforma estimula a visualização e exposição de projetos de sucesso e motiva a sociedade a desenvolver sua região com a utilização de tecnologias de energia renovável e medidas de eficiência energética, tornando visíveis realizações próprias e atividades de liderança, em nível local, municipal e estadual.

Como Participar

Como cidadão (setor residencial):

  • Você instalou um sistema de energia renovável?

  • Você deixou a sua edificação energeticamente mais eficiente?

  • Deixe a sua instalação ou edificação visível no mapa para inspirar as pessoas da sua região.

Como instituição (setor empresarial, setor comercial, setor industrial e academia):

  • Adicione seus exemplos de referência ao mapa para incentivar o uso de tecnologias de energias renováveis e medidas de eficiência energética.

  • Integre em seu site um mapa personalizado! Você pode escolher um número de filtros para atender às suas necessidades, como visão geográfica de início, tecnologias, categorias e filtros especiais.

Como autoridade local (governo):

  • Integre em seu site um mapa personalizado de sua região.

  • Estimule a visualização e exposição de projetos de sucesso e motive a sociedade a desenvolver sua região com a utilização de tecnologias de energia renovável e medidas de eficiência energética, tornando visíveis realizações próprias e atividades de liderança.

Como Portal de Notícias:

  • Integre um mapa personalizado em seu site e convide seus seguidores a adicionar exemplos e inspirarem-se nesta iniciativa!

Compartilhe suas experiências!
Apoie esta iniciativa!

Repowermap.org